Natal é sinónimo de família, de alegria, de celebração e convívio em volta de uma mesa bem composta. É difícil pensar nas festas da época natalícia e não associar logo aos pratos tradicionais e aos muitos doces que enfeitam as mesas de todas as famílias. Há forma de tornar a quadra mais saudável?

O Natal há muito tempo que deixou de ser apenas dois dias de excessos e já se alastrou até ao dia de reis, por essa razão convém tentar minimizar e compensar todo um mês de abusos.

Assim sendo, algumas recomendações básicas:

— Controlar ainda mais a alimentação durante a semana. Se vamos ter jantares ou almoços de Natal, ou se não resistimos aos doces que vão aparecendo em casa, vamos controlar ainda mais as refeições durante a semana – fazer alguns cortes na alimentação poderá ser interessante.

Treine – aproveite para reforçar o volume de treino na musculação, pois um excedente calórico beneficia sempre o aumento de massa muscular e complete com algum treino cardiovascular, pois o objetivo será mesmo gastar o máximo de calorias que conseguir.

0%

Volume

— Nem 8 nem 80. Se por um lado, ninguém está à espera de que perca peso no Natal, por outro não engordar deverá ser um objetivo. Mas estamos a falar de massa gorda, não de peso total, pois se vai haver uma maior ingestão de açúcar e sal temos razões para aumentar a retenção de água e por consequência o peso. Não precisa de andar a fazer sobremesas “light” mas também não deve comer com a ideia de “perdido por 100, perdido por 1000”. Toda a massa gorda que ganhar nesta época festiva pode bem demorar um mês ou dois a ser perdida. Por essa razão, deve cumprir o seu plano até ao Natal o melhor possível, ganhando assim margem para a última semana do ano.

— Evite asneiras não natalícias. Se vai jantar batata com o bacalhau, não precisa de comer grandes quantidade e sobretudo não o encharcar em azeite; pode evitar o pão à refeição e evitar os refrigerante; pode deixar os frutos gordos para o resto do ano bem como o queijo da serra e os enchidos. Assim não estamos a adicionar mais calorias àquelas que já vêm do bolo-rei, rabanadas, aletria, arroz-doce, sonhos e demais sobremesas típicas.

Aproveite para estar com os seus, em segurança, pois isso é o mais importante no Natal do que qualquer quilo na balança.

Feliz Natal!