Se treinas ou já treinaste num ginásio, certamente já te deparaste com alguém a fazer séries intensas de abdominais, com centenas de repetições, para “queimar gordura abdominal” ou “definir a barriga”. Não é invulgar ouvires  “estou a precisar de fazer abdominais para ver se perco esta barriga”.

Será então verdade que fazer exercícios para os músculos abdominais reduz a gordura corporal nessa zona? 

A verdade é que este tipo de atividade tem pouca ou nenhuma influência na diminuição da gordura visceral e subcutânea, podendo inclusive aumentar o perímetro abdominal. É hoje aceite que a perda de massa gorda não acontece de forma localizada mas sim generalizada, com intervenção de variados  fatores nutricionais, energéticos e musculares. Estudos recentes concluíram que o treino abdominal contribui para a aumento da força neste grupo de músculos, podendo originar hipertrofia localizada, não tendo, no entanto, qualquer efeito na redução da massa gorda e circunferência da cintura. 

Se o teu objetivo é perder gordura abdominal deves ter em conta todas as variáveis que contribuem para a sua redução:

Dieta….

Começando pela dieta, deves considerar o teu balanço energético, que deverá ser negativo, ou seja a ingestão calórica diária é inferior ao gasto calórico para o mesmo período de tempo. Este défice calórico permite a redução gradual do peso e, consequentemente, da gordura corporal.

Treino…

O treino é um importante aliado neste processo, com exercícios aeróbios de intensidade moderada/alta que permitam aumentar o gasto calórico. A musculação também contribui para este fim, com exercícios multiarticulares que privilegiam grandes massas musculares.

O reforço muscular dos abdominais continua a ser importante e deves incluir exercícios para este grupo nos teus treinos. A estabilidade do Core depende de uma grande variedade de estruturas, entre elas o reto do abdômen, o transverso do abdômen e os oblíquos(interno e externo). Uma parede abdominal bem desenvolvida ajuda  na estabilização lombar, prevenindo lesões vertebrais, e  em conjunto com os músculos superficiais e profundos da lombar, permite a sustentação do tronco.

Vamos diminuir o perímetro abdominal? Vem treinar connosco!