Sensação de felicidade. Quem pratica exercício físico regularmente sente este estado de felicidade presente no fim do seu treino. Isto explica-se devido à libertação de substâncias como a serotonina e a endorfina que também estão associadas ao humor.
O que é ansiedade?
Os sintomas de ansiedade estão presentes em diversos momentos e fazem parte da nossa vida. Já aconteceu a toda a gente ficar com o coração acelerado antes de um evento importante.
A ansiedade torna-se um problema, ou uma doença, quando estes sintomas ficam desproporcionais em duração e intensidade. Passa a ser um problema sério quando compromete o trabalho, a relação social e familiar, por exemplo.
Que sintomas?
Os sintomas podem incluir: inquietação, alteração do sono, palpitações, taquicardia, desconforto no estômago, tensão muscular, suor, preocupação excessiva, pensamentos indesejados, dificuldade de concentração, medos exagerados e ainda irritabilidade.
Ansiedade ou stress?
O stress pode ser resumido como um conjunto de fatores externos que causam a sensação de sobrecarga. Estar stressado por causa de uma semana intensa e complicada no trabalho pode desenvolver sintomas de ansiedade.
O stress pode influenciar o aparecimento de ansiedade e outras doenças mentais.
Porquê que a atividade física é importante?
Como visto no início, a atividade física é benéfica para a saúde física e mental e surge como uma alternativa estratégica para aliviar os sintomas da ansiedade.
Podemos sugerir as seguintes formas de exercicio:
Caminhada
A caminhada é uma opção muito válida e simples. Proporciona momentos de meditação ativa, momentos de reflexão que por vezes eram a peça que te faltava.
Corrida
A corrida provoca alterações mais significativas no nosso corpo. Deve ser feita se possuis um índice físico considerável para não correres o risco de te lesionares. Promove o fortalecimento ósseo e muscular, aumenta a tua capacidade cardiorrespiratória e devido à sua intensidade provoca maior sensação de satisfação e prazer no final.
Dança e atividades coreografadas
A dança proporciona-te momentos de alegria e felicidade. Enquanto estás a decorar a coreografia e a perceber aquele passo o teu cérebro entra em modo “pausa” do resto. É um ótimo escape e é divertido. Para além disso, aumenta a flexibilidade, trabalha a coordenação motora, incentiva a criatividade e ainda ajuda a melhorar a autoestima.
Yoga, pilates, postural ou aulas de relaxamento…
Estas atividades podem ajudar a reduzir ou a evitar a ansiedade. O controlo respiratório, o trabalho postural e a própria meditação para auto controlo ajudam a aliviar a ansiedade.
Estas são algumas dicas que te deixamos para te manteres forte física e mentalmente. Possuímos uma mapa de aulas onde temos estas atividades. Fala connosco e conta connosco! Pratica saúde.