No mês de junho, inicia-se as comemorações dos santos populares e com elas vêm todos os arraiais, almoços e jantares que podem muito bem condicionar o nosso objetivo de perda de peso. Como contornar isto?
Antes demais é preciso ter em consideração que a exceção não faz a regra, e se numa semana não tivermos descuidado o exercício físico, bebido a quantidade de líquidos indicada e cumprido o plano alimentar, certamente não vai ser uma noite de santos populares que nos arruinará o objetivo. Caso a comemoração não fique por uma noite, aí sim devemos ter em atenção os excessos:
Sardinha – A sardinha é a protagonista dos santos, e ainda bem! A sua grande riqueza está na elevada quantidade de ómega 3, uma família de gorduras saudáveis boas para a nossa saúde. Devido a estes ácidos gordos essenciais, o consumo de sardinha contribui, entre outras coisas, para a redução do risco de doenças cardiovasculares, diminui a pressão arterial e ajuda a prevenir a aterosclerose.
Por ser um alimento muito rico nutricionalmente deverá fazer parte do nosso “menu” para as festividades, atenção apenas na quantidade de sardinhas que consomes e no sal que utilizas. Opta por adicionar cebola, alho, salsa e orégãos ao azeite e assim vai aumentar o sabor e o aroma sem necessitares de recorrer ao uso excessivo de sal.
Pimento – O pimento é fonte de vitaminas e minerais importantes para a pele e mucosas, visão e processo de cicatrização. Por esta razão, podes acompanhar as sardinhas com o mesmo e até com uma salada mais completa, assim vais conseguir dar volume à tua refeição sem acrescentar calorias. Atenção para não “regares” a salada com azeite, pois um “fio” pode muito bem exceder as 200kcal, o que aumentará o total calórico da refeição e comprometerá o objetivo. Opta por vinagre e ervas aromáticas para o tempero e ao usar azeite, colocar o mínimo possível.
Caldo Verde – O caldo verde, pela presença de couve galega, é rico em cálcio, imprescindível ao crescimento e manutenção dos ossos e dentes. Apesar de ter batata na sua constituição, é tudo uma questão de equilíbrio: se consumires caldo verde, reduzes à batata do prato, e assim consegues comer ambos os alimentos sem excederes as quantidades. Modera a quantidade de chouriço que consomes e novamente, reduz ao sal.
Broa de milho – O mesmo raciocínio do caldo verde se aplica à broa. Uma vez que é rica em hidratos de carbono poderá funcionar como um substituto à batata. Assim sendo, se consumires broa, elimina a batata do prato e vice-versa.
Bebidas alcoólicas – Festa que é festa tem sempre bebidas alcoólicas à mistura e aqui sim pode estar uma das maiores razões para nos afastar do objetivo. Quer seja aumento de massa muscular, quer seja perda de peso, o álcool vai afetar negativamente ambos os casos pois reduz a sintese proteica e consequente aumento de massa muscular, e tem um valor energético elevado, o que vai prejudicar a nossa perda de peso. Assim sendo, se conseguir descartar esta opção e trocá-la por uma água com gás sem sabor ou um refrigerante zero, será uma boa opção. Caso não o consiga fazer, tenha em atenção a quantidade e opte por uma bebida que o faça estar mais tempo a beber e não a encher o copo repetidas vezes.
Sobremesa – Assim como as bebidas alcoólicas, a sobremesa poderá ser um factor negativo no nosso objetivo. Uma vez que a tradição dos santos não passa por nenhuma sobremesa em específico, opte pela fruta ou gelatina se fizer questão de terminar a refeição com uma sobremesa.
Aproveita a festa para te divertires e dançares muito, assim estás a mexer-te e a gastar algumas calorias extra! Bons santos!