Quer frequentes ginásio já há algum tempo quer sejas iniciante no mundo do Fitness, certamente já te deparaste com uma série de “mitos” sobre o treino que circulam pelos corredores e balneários do mundo do fitness. Estas dicas são na maioria das vezes baseadas em especulação e não têm qualquer fundamentação científica.
Ao desvendarmos estes 3 mitos pretendemos ajudar-te a compreender melhor o processo de treino e esperamos tirar algumas dúvidas que possas ter.
1- “Se fizer musculação vou ficar com um corpo demasiado musculado”.
Muitas mulheres têm receio de iniciar um plano de musculação pois pensam que vão ficar com um corpo pouco estético e exageradamente musculado. “Não quero alargar!” é uma frase bastante ouvida pelos instrutores no momento da prescrição. A verdade é que a mulher tem um perfil hormonal bastante distinto do homem, o que torna difícil obter um volume muscular idêntico. Por este motivo o treino de musculação também é benéfico para o público feminino, que pode realiza-lo com intensidade sem receio de crescer exageradamente.
2- “Tenho de fazer muitos abdominais para perder barriga”
Este é um pensamento comum entre os praticantes do fitness e não podia estar mais errado. A verdade é que fazer muitos abdominais não é a melhor estratégia para perder volume abdominal. Diversos estudos sugerem que a perda de massa gorda não ocorre de forma localizada, pelo que a melhor estratégia passará por um treino completo que poderá conciliar exercícios de musculação com exercícios cardiovasculares, aliado a uma dieta adequada.
3- “ 3 séries de 8-12 repetições para Hipertrofia”
Este parece ser o intervalo ideal de repetições para o crescimento muscular, mas não podes ficar preso/a a este valor! Há uma série de outros fatores que intervêm no processo de treino, podendo influenciar os resultados que obténs. Tens de considerar a carga utilizada, o tempo de descanso, a velocidade de execução, os exercícios escolhidos, a estrutura e organização do treino, entre outros. Cada caso é único e o mesmo estímulo pode não ter resultados idênticos em duas pessoas diferentes. Logo não penses que por fazeres o treino “xpto” do indivíduo mais musculado do ginásio vais ficar como ele, o que resulta para ele pode não resultar para ti.
Nós ajudamos-te, marca já a tua avaliação física connosco e juntos vamos traçar o teu plano de treino!