Este novo confinamento parece ter vindo para ficar, não havendo neste momento uma data certa para a reabertura dos ginásios e academias de fitness. Se já estás pelos cabelos com esta pandemia certamente não estás sozinho/a, à medida que as semanas passam começam a ser notórios os efeitos nocivos da falta de exercício na nossa saúde. E não estamos a falar apenas numa questão física já que a necessidade do exercício vai além dessa componente. A saúde mental é um dos principais alicerces na nossa vida pessoal, profissional e relacional, e é sabido que a atividade física tem um efeito curador ou atenuador em diversas patologias do foro psicológico. 

Neste momento damos por nós fechados(novamente) com a nossa casa a servir de escritório, escola, restaurante, infantário e também de ginásio. Esta nova rotina pode tornar-se stressante para a maioria e contribuir para falta de motivação para praticar exercício físico. O que podes então fazer para reencontrar essa tão desejada motivação? Damos-te algumas dicas que pode ser úteis:

  1. Estabelecer novos objetivos– Com as nossas vidas suspensas muitos dos nossos objetivos de fitness  pré-corona deixam de fazer tanto sentido. Se este é o teu caso, traça novos objetivos  que sejam realistas e adaptados às circunstâncias.
  2. Fazer treinos mais curtos- Não penses que os treinos têm de ser longos para serem eficazes. Pode até ser vantajoso fazer treinos mais curtos mais vezes ao longo da semana. Assim consegues sempre tirar 30 min do teu dia para te focares na tua saúde.
  3. Experimentar atividades diferentes- Procura estímulos diferentes que te façam sair da rotina e da tua zona de conforto. Se estás habituado/a a máquinas de ginásio ou a certas aulas pode ser interessante experimentares exercícios funcionais,calistênicos ou de mobilidade. Se não costumas correr agora pode ser o momento ideal para começares progressivamente!
  4. Treinar à hora certa- Para algumas pessoas, treinar de manhã é a melhor forma de começar o dia com energia. Outras preferem fazer uma pausa no trabalho e treinar. Uma sessão de treino pode dar-te o “boost” necessário para completares as tuas tarefas do dia. Escolha a hora que sentes ser mais benéfica para ti.

O desafio está lançado, vamos começar?